Educação, cultura e esportes

Proposta regulamenta higienização de óculos 3D em cinemas

10/08/2012 - 16:36  

Arquivo/ Beto Oliveira
Andre Moura
Andre Moura lembra que os óculos podem disseminar vírus e bactérias.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3505/12, do deputado Andre Moura (PSC-SE), que obriga os cinemas brasileiros a higienizar óculos utilizados para assistir filmes em três dimensões (3D). Conforme a proposta, a higienização deverá obedecer às recomendações dos fabricantes.

Após higienizados, os óculos deverão ser embalados individualmente em plástico esterilizado com fechamento a vácuo. A proposta especifica também que o espectador ficará isento de qualquer taxa extra pela utilização dos óculos.

Andre Moura argumenta que, apesar de fundamentais para garantir a sensação de tridimensionalidade dos filmes, os óculos podem disseminar vírus e bactérias. “Proponho este projeto por ter conhecimento de surtos de conjuntivite que surgiram após exibições de filmes em 3D nos cinemas do Brasil. Apesar de não deixar sequela, a conjuntivite é uma doença altamente contagiosa”, observa o parlamentar.

Segundo o texto, os infratores estarão sujeitos a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), como multa, apreensão e inutilização do produto. As regras previstas não se aplicarão aos óculos descartáveis, caso sejam aprovadas.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3505/2012

Íntegra da proposta