Educação, cultura e esportes

Câmara aprova inclusão de líderes pernambucanos no Livro de Heróis da Pátria

04/06/2012 - 17:57  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quinta-feira (31), em caráter conclusivo, dois projetos de lei que inscrevem nomes no Livro dos Heróis da Pátria. O PL 522/11, da ex-deputada e atual ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes (PE), inclui o nome de Bárbara de Alencar, avó do escritor cearense José de Alencar, e uma das líderes da Revolução Pernambucana (1817) e da Confederação do Equador (1824), movimentos de caráter republicano.

Já o PL 530/11, do ex-senador Marco Maciel (PE), inscreve os nomes dos líderes da chamada “Insurreição Pernambucana”, movimento militar contra a presença de holandeses no Brasil (1624-1654), então colônia de Portugal. Os líderes foram André Vidal de Negreiros, Antônio Dias Cardoso, Antônio Filipe Camarão, Francisco Barreto de Menezes, Henrique Dias e João Fernandes Vieira.

O Livro dos Heróis da Pátria está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, monumento situado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. No livro constam os nomes de figuras importantes da história brasileira como Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), Marechal Deodoro da Fonseca, Zumbi dos Palmares, José Bonifácio de Andrada e Silva, o cientista Landell de Moura, entre outros.

Os dois projetos serão remetidos diretamente para sanção presidencial, a não ser que haja recurso contrário, no prazo de cinco sessões e assinado por 52 deputados, para votação no Plenário da Câmara.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 522/2011

Íntegra da proposta