Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto
Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Educação e Cultura > Projeto prevê isenção de IR sobre remuneração de professores
13/01/2012 - 09h12

Projeto prevê isenção de IR sobre remuneração de professores

Arquivo/ Beto Oliveira
Felipe Bornier
Felipe Bornier: medida poderá estimular opção de jovens pela carreira.

Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 2607/11, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que concede isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física sobre a remuneração de professores. Pela proposta, para ser beneficiado, o profissional precisa estar em efetivo exercício na rede pública de educação infantil, fundamental, média e superior.

O autor do projeto entende que cabe ao poder público criar mecanismos que incentivem o maior número possível de pessoas a exercer o magistério. “Ao longo dos anos, percebemos o quanto o professor tem sido sacrificado, não só no aspecto salarial, como também na tributação de seus ganhos. Educar é uma arte. Mas também é um trabalho de grande impacto social, com repercussão no desenvolvimento do País”, argumenta.

Administração pública
O deputado cita como exemplo da importância da carreira o fato de que muitos juízes, legisladores e altos funcionários da administração pública já foram professores e usam a experiência adquirida na relação com os alunos para o desempenho de suas funções públicas.

“O magistério já é, por si mesmo, sacrificante, exigindo dedicação absoluta de quem o exerce. É justo que se dê aos profissionais dessa área um tratamento condigno”, avalia Bornier.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Maria Clarice Dias

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Glauber Motta | 29/09/2014 - 19h29
O PL emperrou?! Só por que beneficia trabalhadores e não a barriga do Governo?! SOCORRO!!!
Suzana Elisa Müller Kuhn | 25/08/2014 - 17h20
Parabéns pela iniciativa. Que bom que ainda temos políticos que se preocupam com uma educação de qualidade e valorização dos professores!!!!
maria terezinha b. vieira | 21/01/2012 - 02h33
Concordo plenamente com todo o projeto que venha beneficiar os professores, mas acho que deve ser estendido aos aposentados, até mesmo por uma questão de justiça.Se não houver uma forma de valorização e incentivos, a profissão em breve será extinta, poque ao contrário de tempos atrás, hoje não faz mais parte da preferência dos jovens em ser professor.Quem irá alfabetizar nossas crianças?
  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619