Educação, cultura e esportes

Projeto cria programa de plantação de hortas nas escolas de educação básica

21/12/2011 - 11:19  

Arquivo/ Saulo Cruz
Homero Pereira
Homero Pereira: projeto leva à aquisição de hábitos saudáveis.

A Câmara analisa proposta que institui programa de manutenção de hortas nas escolas públicas de educação básica. O programa “Horta na escola” está previsto no Projeto de Lei 2181/11, do deputado Homero Pereira (PSD-MT). O programa terá o objetivo de garantir melhores alimentos para os estudantes, além de promover a valorização do cultivo de alimentos. Pela proposta, o “Horta na escola” será desenvolvido pela União, com recursos previstos no orçamento federal, mas em articulação com os governos estaduais e municipais.

“Com a criação de hortas nas escolas, pretende-se levar as crianças e adolescentes à aquisição de hábitos saudáveis de alimentação, por meio do despertar da curiosidade e do prazer de produzir e consumir alimentos frescos, saudáveis e, acima de tudo, frutos do seu trabalho”, justificou Homero Pereira. Outro valor a ser introduzido é a importância da produção de alimentos sem agrotóxicos.

O deputado lembra que no mundo atual, o apelo da propaganda e a facilidade do acesso ao produto industrializado levam as pessoas a consumirem alimentos não naturais, com grande quantidade de calorias e poucos nutrientes. “Esse fenômeno ocorre cada vez mais nas classes menos abastadas da sociedade, que acabam preferindo alimentos industrializados a alimentos naturais, muitas vezes até mais baratos do que os primeiros”, afirma Homero Pereira. Isto contribui para o aumento do número de
pessoas obesas, porém mal nutridas, acrescenta o autor do projeto. E também para a elevação da quantidade de doenças relacionadas à má alimentação.

Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2181/2011

Íntegra da proposta