Educação, cultura e esportes

Comissão rejeita mudança no período de férias escolares de SP

24/11/2011 - 13:26  

Leonardo Prado
Dep. Rubens Bueno (PPS-PR)
Rubens Bueno: não é necessária nova legislação sobre férias escolares.

A Comissão de Turismo e Desporto rejeitou na quarta-feira (23) o Projeto de Lei 3700/04, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que torna o período de férias no estado de São Paulo diferente dos de outros estados, instituindo o conceito de férias partilhadas na legislação brasileira.

O objetivo da proposta é incentivar o turismo, pois a mudança no calendário de férias reduziria o movimento de turistas em períodos de alta temporada e distribuiria o fluxo de viajantes ao longo do ano.

O relator na comissão, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), apresentou parecer pela rejeição. Um dos argumentos utilizados por Bueno é a diferença entre a realidade do turismo brasileiro na atualidade e a de 2004, quando o projeto foi apresentado.

“Hoje, não há mais baixa temporada. Em qualquer época do ano, o fluxo de turistas é maior que a capacidade da infraestrutura instalada em quase todos os destinos turísticos nacionais consolidados”, afirmou.

Bueno lembrou ainda que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9.394/96) já permite que o calendário escolar seja definido em função de peculiaridades locais, climáticas e econômicas. “Não há necessidade de nova legislação para que isso ocorra.”

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em 2009, a proposta foi rejeitada pela Comissão de Educação e Cultura.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3700/2004

Íntegra da proposta