Educação, cultura e esportes

Associação de reitores defende autonomia das universidades para revalidação

07/07/2011 - 14:15  

A pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Lúcia de Barros Camargo, disse que as universidades não podem abrir mão da exigência de qualidade dos cursos e devem ter sua autonomia mantida no processo de análise de títulos obtidos no exterior. Maria Lúcia representou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na audiência de hoje da Comissão de Educação e Cultura.

“Devemos separar o que é apenas um problema gerado pela burocracia do que diz respeito ao mérito do título. Não é possível aceitar tudo. Temos um dos melhores sistemas de pós-graduação do mundo, que passa por um processo rigoroso de avaliação. As universidades têm seus parâmetros para decidir se aquele diploma é ou não válido”, ponderou.

O representante do Conselho Nacional de Educação (CNE) Paulo Monteiro Barone lembrou que a escolha de estudar no exterior tem a revalidação como ônus. Segundo ele, já existe um grupo de 24 universidades que se prontificaram a adotar os mesmos critérios para avaliar os títulos estrangeiros. “Não podemos abrir mão de avaliar a produção de conhecimento”, afirmou.

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.