Educação, cultura e esportes

Educação aprova disciplina obrigatória de História Geral no ensino médio

27/05/2010 - 16:10  

Gilberto Nascimento
Osmar Serraglio: ensino de História é fundamental na inserção do cidadão no contexto das nações.

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira a obrigatoriedade do ensino de História Geral em todas as séries do ensino médio. A medida foi proposta pelo deputado Gilmar Machado (PT-MG) no Projeto de Lei 4651/09, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9394/96).

Pela legislação atual, são disciplinas obrigatórias, no ensino médio, português e matemática, pelo menos uma língua estrangeira moderna, “conhecimento do mundo físico e natural” e da “realidade social e política, especialmente do Brasil”.

A LDB também determina o estudo de “história e cultura afro-brasileira e indígena”, que deverá permear todo o currículo escolar. Pela proposta, passam a ser obrigatórios todos os conteúdos de História Geral.

Contexto das nações
O relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), concordou com o projeto. “O ensino de História é de fundamental importância para a inserção do cidadão contemporâneo no complexo contexto das nações. Mais ainda: é de crucial importância para fomentar nos indivíduos a percepção e a prática da cidadania”, justificou.

Tramitação
A proposta ainda será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4651/2009

Íntegra da proposta