Educação, cultura e esportes

Câmara aprova inclusão de paraense no Livro dos Heróis da Pátria

09/04/2010 - 16:40  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quinta-feira (8), em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., o Projeto de Lei 5488/09, do deputado Paulo Rocha (PT-PA), que determina a inscrição do paraense Julio Cezar Ribeiro de Souza no Livro dos Heróis da Pátria. O projeto, que já havia sido aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, segue para o Senado.

Navegabilidade aérea
Nascido em 1843, Julio Cezar Souza é considerado um dos pioneiros nas teorias de navegabilidade aérea, unindo características do balonismo e da aviação. Seus estudos levaram a balões com formato mais volumoso na proa e mais afilado na proa, obtendo patente na França em 1881. Esse formato foi usado nos zepelins, surgidos em 1900.

Segundo Paulo Rocha, a homenagem é uma tentativa de reconhecer o talento de Souza, que enfrentou dificuldades para concretizar ideias e invenções.

Livro dos Heróis
O Livro dos Heróis da Pátria está depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O objetivo é homenagear aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira.

Tiradentes, Zumbi dos Palmares, José Bonifácio, Anna Nery e Santos Dumont são alguns dos nomes inscritos.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5488/2009

Íntegra da proposta