Educação, cultura e esportes

Educação aprova divulgação nas escolas de dados sobre trabalho

25/11/2009 - 17:44  

Edson Santos
O relator, João Matos: tema do trabalho é um dos eixos do sistema de educação brasileiro.

A Comissão de Educação e Cultura aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 4836/09, do deputado Mendonça Prado (DEM-SE), que determina a divulgação, em todas as escolas públicas e particulares, das condições de emprego e oportunidades de trabalho no Brasil, constantes dos informativos e pesquisas do Ministério do Trabalho.

De acordo com o relator, deputado João Matos (PMDB-SC), o tema do trabalho é um dos eixos do sistema brasileiro de educação. Ele ressalta que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/96) acolhe, entre os princípios a partir dos quais o ensino deve ser ministrado, a “vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais” e prevê que os conteúdos curriculares da educação básica observarão como diretriz a orientação para o trabalho.

Orientação vocacional
“Em se tratando da etapa final da educação básica, os dados referentes à situação do emprego e trabalho no Brasil, se corretamente divulgados na escola, facilitarão o conhecimento por parte dos adolescentes e jovens que, muitas vezes, ficam privados de informações básicas acerca do mundo do trabalho”. Afirmou.

O parlamentar acrescentou que os serviços pedagógicos e de orientação vocacional das escolas poderão trabalhar com essa fonte e esses dados, os quais serão úteis para a futura escolha profissional do jovem e sua inserção no mercado de trabalho.

Tramitação
A proposta, conclusiva, será analisada ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4836/2009

Íntegra da proposta