Educação, cultura e esportes

Comissão rejeita obrigatoriedade de detector de metal em escolas

23/11/2009 - 11:53  

Diógenis Santos
Barbosa: "A violência escolar não se restringe à rede pública".

A Comissão de Educação e Cultura rejeitou, na quarta-feira (18), o Projeto de Lei 3585/08, que torna obrigatória a instalação de detectores de metais nas escolas da rede pública. Pela proposta, do ex-deputado Waldir Neves, isso deve ocorrer nos colégios com mais de 500 alunos por turno e nas cidades com mais de 100 mil habitantes.

O relator, deputado Iran Barbosa (PT-SE), ficou contra a proposta porque, segundo ele, a medida não resolve o problema da violência escolar, que não se restringe à rede pública. Segundo ele, é preciso pensar o problema de maneira mais ampla, pois "as escolas enfrentam dificuldades de gestão e sofrem as consequências de problemas sociais, como o desemprego, a pobreza e o tráfico de drogas".

Relações interpessoais
Para Iran Barbosa, ainda que eventualmente seja necessária a instalação de câmeras e detectores de metal, a melhor solução para a falta de segurança no ambiente escolar está na implementação de programas de caráter educativo e pedagógico. "Medidas de força não atingem o centro da questão: a qualidade das relações interpessoais na escola", afirmou.

Em seu parecer, Barbosa defendeu a requalificação de professores e maior envolvimento da comunidade escolar.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem: Marcelo Oliveira
Edição: Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3585/2008

Íntegra da proposta