Educação, cultura e esportes

Trabalho aprova isenção de contribuição de INSS para aprendiz

25/09/2009 - 16:13  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (23) o aumento para 16 anos do limite máximo da idade para ser beneficiado pela isenção da contribuição previdenciária incidente sobre a bolsa aprendizagem.

Atualmente, o menor aprendiz maior de 14 anos está vinculado ao Regime Geral de Previdência Social, como empregado, devendo contribuir para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) nas alíquotas para esta categoria de segurado.

A Constituição proíbe qualquer trabalho de menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, com remuneração por meio da bolsa aprendizagem.

Atualização da lei
A medida foi proposta pelo deputado Lobbe Neto(PSDB-SP) no Projeto de Lei 1643/03, que recebeu parecer favorável do relator, deputado Roberto Santiago (PV-SP). Ele observa que a proposta atualiza a Lei 8.212/91, que trata da organização da Seguridade Social, em vista do disposto na Constituição.

"A atual legislação, ao usar o termo "aprendizagem" para dispor tanto sobre os programas sociais (benefícios assistenciais) quanto sobre o contrato de aprendizagem (emprego), dá margem a equívocos, tendo em vista que esse termo caracteriza situações bastante distintas sob o ponto de vista jurídico", disse Santiago.

Tramitação
A matéria, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Câmara rejeita ingresso de menores no mercado de trabalho
Seguridade aprova redução de tributos para contratar menor aprendiz
Trabalho aprova manutenção de jornada de aprendiz
Comissão arquiva projeto que autorizava trabalho perigoso de menor
Comissão de Trabalho rejeita criação de guardas-mirins

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1643/2003

Íntegra da proposta