Educação, cultura e esportes

Educação rejeita criação de programa nacional de transporte escolar

20/05/2009 - 14:37  

A Comissão de Educação e Cultura rejeitou hoje o Projeto de Lei 7440/06, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que cria o programa nacional para compra de veículos novos destinados ao transporte escolar coletivo. O objetivo da proposta é oferecer condições para a renovação da frota do sistema público e melhorar a qualidade do atendimento aos usuários.

O relator, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), recomendou a rejeição da proposta com o argumento de que o transporte escolar tem sido objeto de programas do governo federal. Entre eles, o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), que prevê repasse de recursos a estados e municípios na proporção do número de alunos do ensino fundamental público residentes na zona rural.

Abicalil também citou outros dois programas na área de transporte escolar: o programa Caminho da Escola, viabilizado com a criação de linha de crédito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e o Programa de Financiamento à Aquisição de Veículos de Transporte Escolar (Pró-Escolar).

"Mais recentemente, entre as ações integradas ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), está previsto o estímulo para a aquisição de veículos por meio do programa Caminho da Escola. Além disso, foi criado o Pró-Escolar, que consiste em linha de crédito do BNDES para empresas do setor privado que desejam trabalhar com transporte de alunos das redes públicas estaduais e municipais", disse o relator.

Abicalil lembrou que as despesas com transporte escolar são indicadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) entre aquelas relacionadas à manutenção e ao desenvolvimento do ensino. Cabe aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a responsabilidade pelo transporte escolar dos alunos de suas redes públicas de ensino.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Câmara aprova a ampliação dos programas de transporte e merenda escolar
Comissão abranda regra para motorista de transporte escolar
Comissão aprova projeto de deputada mirim sobre transporte escolar

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta