Educação, cultura e esportes

Projeto obriga uso de linguagem inclusiva nas leis brasileiras

26/02/2009 - 15:28  

Proposta apresentada pela deputada Sandra Rosado (PSB-RN) determina que as leis produzidas no País terão que usar os vocábulos "homem" e "mulher" sempre que o texto se referir a pessoas de ambos os sexos. O objetivo do Projeto de Lei Complementar (PLP) 438/08 é introduzir a linguagem inclusiva de gênero na legislação brasileira.

O projeto altera a Lei Complementar 95/98, que estabeleceu os procedimentos para a redação das leis brasileiras. Segundo Sandra Rosado, sua proposta garante a igualdade linguística entre homens e mulheres nos textos oficiais. "Isso é uma forma de combate à exclusão das mulheres", disse.

Exemplo
Um exemplo de aplicação do PLP 438 é o artigo Art. 1.011 do Código Civil. O dispositivo determina que os administradores das sociedades devem pautar seu comportamento com o cuidado que "todo homem ativo e probo costuma empregar na administração de seus próprios negócios".

Se o projeto da parlamentar já fosse uma lei na época da votação do Código Civil, a redação traria "homem e mulher" no texto.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para votação em dois turnos no Plenário.

Notícias anteriores:
OIT: Brasil é destaque na promoção do trabalho decente

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Maristela Sant´Ana

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 438/2008

Íntegra da proposta