Educação, cultura e esportes

Proposta regulamenta profissão de restaurador

14/11/2008 - 11:36  

O Projeto de Lei 4042/08, do senador licenciado Edison Lobão (PMDB-MA), regulamenta a profissão de conservador-restaurador de bens culturais móveis e integrados (aqueles que, por seu valor histórico ou artístico, devem ser preservados). Pelo projeto, para exercer a profissão, é preciso ter curso superior de conservação-restauração de bens móveis e integrados ou curso de pós-graduação nessa área.

Também poderão exercer a atividade os detentores de curso técnico de conservação-restauração, com carga horária mínima de 800 horas; os profissionais de curso superior que, na data da publicação da lei, comprovarem o exercício profissional na atividade há pelo menos três anos; e os que comprovarem, no mínimo, cinco anos de exercício profissional na atividade.

Entre as atribuições do profissional restaurador está o exame de conservação-restauração; a assinatura de laudos; e a adoção de medidas para retardar ou prevenir deterioração ou danos em bens culturais.

Segundo Lobão, hoje poucos especialistas têm formação universitária específica, o que compromete o desempenho e a qualidade da restauração. "É incalculável o que o País perde em valores, com prejuízos para outros setores como a educação e o turismo, ao não dar a devida importância à conservação e restauração de bens culturais móveis e integrados", diz o autor.

Lobão ressalta que a falta de regulamentação da profissão de conservador-restaurador levou o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura a editar recentemente ato normativo que atribui aos engenheiros e arquitetos a competência para exercer essa profissão. "Trata-se de norma inconstitucional, pois a regulamentação de profissões é matéria que depende de lei ordinária", afirma.

Conselho Federal
A proposta autoriza o governo a criar o Conselho Federal de Conservação-Restauração de Bens Móveis e Integrados e os conselhos regionais de Conservação-Restauração de Bens Móveis e Integrados, órgãos de registro profissional e de fiscalização do exercício da profissão.

O projeto foi elaborado com base em sugestão do Centro de Conservação e Restauração da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto obriga identificação de bens culturais tombados
Projeto cria áreas de preservação do patrimônio cultural
Projeto prevê recursos para cidades tombadas pela Unesco
Projeto regulamenta profissão de restaurador de bens

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.