Educação, cultura e esportes

Câmara aprova inclusão do barão do Serro Azul entre os heróis da Pátria

20/10/2008 - 13:45  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quarta-feira (15) o Projeto de Lei 5298/05, do Senado, que inclui o nome do barão do Serro Azul, Ildefonso Pereira Correia, no Livro dos Heróis da Pátria. O relator, deputado Ricardo Barros (PP-PR), apresentou parecer favorável à proposta, que tramitou em caráter conclusivo e seguirá para sanção presidencial.

Ildefonso Correia (1849-1894) foi um grande produtor de erva-mate. Durante a Revolução Federalista, apesar de não ser militar nem político, foi convocado para negociar a paz com os federalistas que estavam prestes a invadir Curitiba. À frente de uma Junta Governativa do Comércio, ele negociou um empréstimo de guerra para os federalistas (que iam do Rio Grande do Sul em direção à antiga capital, o Rio de Janeiro) e evitou a invasão da capital paranaense. Depois, foi acusado de traição e de colaboracionismo com os federalistas, vindo a ser fuzilado. O autor da projeto, senador Osmar Dias (PDT-PR), argumenta que o barão foi acusado injustamente e praticamente banido dos livros de história.

O Livro dos Heróis da Pátria encontra-se no Panteão da Liberdade e da Democracia, na praça dos Três Poderes, em Brasília. Nele, estão inscritos os nomes de Tiradentes, Deodoro da Fonseca, Zumbi dos Palmares, D. Pedro 1º e Tancredo Neves, entre outros.

Notícias anteriores:
Câmara aprova Maria Quitéria como heroína da Pátria
Câmara aprova regras para o Livro dos Heróis da Pátria
Comissão aprova Carlos Gomes como Herói da Pátria

Reportagem - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br


WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5298/2005

Íntegra da proposta