Educação, cultura e esportes

Câmara aprova homenagem ao pintor Cícero Dias

31/03/2008 - 21:20  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na semana passada, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 7332/06, do Senado, que denomina Rodovia Pintor Cícero Dias o trecho de rodovia federal (BR-101) entre os municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho e Palmares. O projeto segue para sanção presidencial.

Cícero era pernambucano, natural de Escada, um pequeno município distante 53 quilômetros de Recife. Neto de senhor de engenho, ele passou a infância descobrindo a vida na terra e os elementos que iriam exercer grande influência sobre a sua pintura.

Incompreendido pelos seus traços modernos, Cícero foi para a Europa no final dos anos 30, mas não abandonou as raízes. As obras de cores fortes trazem a influência de suas primeiras experiências visuais no interior de Pernambuco, onde nasceu.

Mesmo vivendo longe do Recife, as paisagens de sua terra, como os canaviais, as casas-grandes, os sobrados, o rio Capibaribe e o mar de Boa Viagem sempre estiveram presentes no imaginário do pintor. O relator, deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS), votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7332/2006

Íntegra da proposta