Educação, cultura e esportes

Projeto cria programa de educação física terapêutica

11/03/2008 - 11:48  

O Projeto de Lei 2677/07, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), estabelece normas para a implantação do Programa de Educação Física Terapêutica, destinado aos portadores de hemofilia, de doenças neurodegenerativas e outras assemelhadas. Pelo projeto, o programa deverá ser executado por profissional de Educação Física com anuência de médico ou equipe médica designada para esse fim.

De acordo com o texto, considera-se Educação Física Terapêutica o desenvolvimento de ações de atividade física, desportivas ou não, com o objetivo de minimizar danos provenientes das complicações provocadas por essas enfermidades, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes.

A proposta estabelece que, para concretizar o programa, o governo federal poderá celebrar convênios e outros instrumentos de cooperação com órgãos públicos federais, estaduais e municipais, instituições de ensino superior e organizações não-governamentais.

Localização
Conforme a proposta, os locais destinados à Educação Física Terapêutica deverão, preferencialmente, estar agregados aos prédios ou o mais próximo possível dos hospitais públicos onde será oferecido o atendimento. As despesas para implantação e manutenção do programa serão supridas com dotações orçamentárias próprias, no âmbito das ações de saúde pública e das ações desportivas, já previstos nos orçamentos dos ministérios da Saúde e dos Esportes.

O autor da proposta observa que doenças degenerativas como o mal de Parkinson e a hemofilia atingem uma parte significativa da população e demandam ações públicas para reduzir seus impactos. Otavio Leite lembra que, baseado em resultados práticos verificados em estudos aplicados ao acompanhamento de portadores destas doenças no Brasil, a Educação Física Terapêutica vem sendo indicada por especialistas em saúde em todo o mundo.

"O Brasil, embora detentor de conhecimento científico, de mão-de-obra especializada e da tecnologia necessária, vem desperdiçando toda esta experiência acumulada por falta de lei que discipline a aplicação da Educação Física Terapêutica em favor dos milhares de portadores destas doenças", argumenta o parlamentar.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2677/2007

Íntegra da proposta