Educação, cultura e esportes

Currículo escolar poderá incluir educação de trânsito

28/12/2007 - 11:56  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 627/07, do deputado Frank Aguiar (PTB-SP), que autoriza o Poder Executivo a incluir o ensino do Código de Trânsito Brasileiro no currículo das escolas públicas e privadas. Pela proposta, o conteúdo deverá fazer parte da grade curricular dos ensinos fundamental e médio e do curso normal.

Os conteúdos serão ministrados de forma gradativa, em parceria com as equipes responsáveis pela educação para o trânsito dos departamentos estaduais de trânsito. Pelo texto, os professores ministrariam as aulas e o Detran faria a assessoria pedagógica, por meio de encontros para troca de experiências, visitas de alunos, palestras, oficinas, concursos, exposições e fornecimento de material didático.

Ainda segundo o projeto, os chamados "momentos de trânsito" terão carga horária flexível e serão definidos pelas escolas, de acordo com as sua propostas pedagógicas. A adesão será voluntária para a escola, e o professor inscrito para a capacitação assistirá a uma palestra no Detran de sua cidade. As despesas ficarão a cargo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e o Poder Executivo fica autorizado a abrir créditos suplementares, se necessário.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 627/2007

Íntegra da proposta