Educação, cultura e esportes

Ensino de espanhol pode ser obrigatório na rede pública

14/09/2007 - 10:30  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 667/07, do deputado Manoel Júnior (PSB-PB), que torna obrigatório o ensino de espanhol em escolas públicas de ensino fundamental e médio. No entanto, de acordo com a proposta, apenas os alunos do ensino médio serão obrigados a freqüentar essas aulas.

A Lei 11.161/05 já determina a implantação gradativa de aulas de língua espanhola no currículo do ensino médio e faculta sua inclusão nos currículos do ensino fundamental. Os alunos, no entanto, não são obrigados a freqüentar essas aulas.

O autor argumenta que a criação do Mercosul e a proximidade geográfica do Brasil com países de língua espanhola impõem a necessidade de os brasileiros dominarem esse idioma, a fim "de estreitar cada vez mais os laços culturais e econômicos com os países vizinhos".

A proposta determina ainda que, nas aulas de espanhol, seja utilizado material didático específico a ser ser fornecido, gratuitamente, pelos órgãos competentes.

Tramitação
O projeto , que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova oferta obrigatória de ensino de espanhol

Reportagem - Vania Alves
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 667/2007

Íntegra da proposta