Educação, cultura e esportes

Proposta estimula emprego de alunos de faculdades privadas

13/09/2007 - 20:56  

A Câmara analisa a concessão de incentivos fiscais para que empresas contratem estudantes de instituições privadas de ensino superior ou médio-profissionalizante. Esse é o propósito do Projeto de Lei 628/07, do deputado Frank Aguiar (PTB-SP). Segundo o texto, a empresa que contratar esses estudantes poderá deduzir todas as despesas com salários e encargos sociais, até o limite de 5% de sua folha de pagamento ou de 2% do imposto devido. Os limites para micro e pequenas empresas serão o dobro.

Para o autor da proposta, é preciso criar meios para que os estudantes de escolas privadas possam custear seus estudos, uma vez que as instituições públicas não disponibilizam vagas suficientes. "Como sabemos, os estudantes, principalmente pela pouca experiência, não conseguem emprego, e muitos deles são obrigados a largar seus estudos por impossibilidade de pagarem os cursos", disse.

Segundo o deputado, é dever do Estado criar os meios para que esses estudantes se integrem à população economicamente ativa e possam, dessa forma, custear seus próprios estudos. Além disso, Frank Aguiar espera que a proposta ajude a consolidar esses empregos, aumentando o ingresso de profissionais no mercado de trabalho.

A proposta abre a possibilidade de que as despesas não deduzidas em um exercício financeiro sejam transferidas para a dedução dos dois anos subseqüentes. E as empresas serão responsáveis por manter os comprovantes de matrícula dos estudantes que contratarem por um prazo de cinco anos, para eventuais prestações de contas com a Receita.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto cria bolsas para estudantes do ensino médio
Educação aprova Poupança Escola para estudantes carentes
Câmara aprova regulamentação de estágio com maior controle
Câmara aprova pagamento de 100% da mensalidade com Fies
Universitário poderá financiar até 100% da mensalidade

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 628/2007

Íntegra da proposta