Educação, cultura e esportes

Educação aprova vestibular gratuito

06/09/2007 - 21:28  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou ontem (5) o substitutivo do deputado Ivan Valente (Psol-SP) ao Projeto de Lei 5384/01, do ex-deputado Aloizio Mercadante (PT-SP), que proíbe as universidades públicas de cobrar taxa de inscrição para o vestibular dos alunos que tenham cursado o último ano do ensino médio na escola pública.

O projeto original previa que o aluno deveria cursar todo o ensino médio em escola pública para obter a isenção. O substitutivo amplia o alcance do projeto e abrange todo tipo de processo seletivo das universidades públicas e todas as taxas escolares.

"É preciso reconhecer que, para as parcelas mais pobres da população, as taxas de inscrição nos vestibulares constituem obstáculos, cabendo ao Poder Executivo adotar providências para garantir o cumprimento do preceito constitucional que garante a todos o acesso ao ensino, em todos os níveis, segundo a capacidade de cada um", diz o relator.

Tramitação
Sujeito à tramitação em caráter conclusivo, o projeto seguiu para a Comissão de Finanças e Tributação, onde aguarda designação de relator. Depois, irá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Educação aprova garantia de mesma escola para irmãos
Comissão aprova concessão de bolsa para o ensino básico

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta