Educação, cultura e esportes

Projeto isenta doador de sangue de taxa de concurso

04/04/2007 - 12:49  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 68/07, do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que isenta do pagamento da taxa de inscrição em processos seletivos de órgãos públicos quem tiver doado sangue, órgãos ou tecidos humanos. Segundo o texto, a isenção será dada ao cidadão que houver doado sangue em centro de coleta mantido pelo poder público por pelo menos três vezes nos 18 meses que antecederem à inscrição ou tiver doado um órgão ou tecido humano para reposição em pessoa portadora de doença crônica.

A proposta proíbe entidades da administração pública federal direta e indireta, inclusive universidades federais, de cobrar a inscrição nos processos seletivos. De acordo com o projeto, os hemocentros e os bancos de sangue dos hospitais e expedirão um documento comprovando as doações.

Estímulo
O autor da medida lembrou que um grande número de pacientes necessita de transfusão de sangue no Brasil e, por isso, é preciso que o governo defina "medidas que estimulem o povo brasileiro a doar sangue, permitindo a regularização dos estoques nos bancos de sangue e hemocentros do País". A permissão para faltar a um dia de serviço quando doar sangue não está sendo suficiente, segundo o deputado, para ampliar o número de doadores.

Felipe Bornier ressaltou ainda que também faltam incentivos à doação de órgãos e tecidos na legislação brasileira. "Sabe-se que há um descompasso enorme entre a gigante e crescente lista de espera – a fila dos transplantes – e a disponibilidade de órgãos para a realização das cirurgias ", concluiu.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto aumenta férias de doadores de sangue
Doador de sangue pode ser isento de taxa em concurso

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 68/2007

Íntegra da proposta