Educação, cultura e esportes

Projeto inclui educação alimentar no currículo das escolas

23/03/2007 - 16:04  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 128/07, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que inclui o tema "educação alimentar" no conteúdo das disciplinas de Ciências e Biologia dos ensinos fundamental e médio, respectivamente.

Lobbe Neto afirma que, como a formação dos hábitos alimentares ocorre na primeira infância, hábitos incorretos aumentam o risco de a criança tornar-se obesa na adolescência e ter doenças como diabetes, hipertensão e anemia, por exemplo. "A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. É de conhecimento da população e dos especialistas o significativo aumento da taxa de obesidade infanto-juvenil", argumenta o parlamentar.

Na opinião do deputado, a educação e o potencial de aprendizagem devem ser melhorados ao mesmo tempo que se promove a saúde, para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde. "É na escola onde os programas de educação e saúde, no caso em questão, educação alimentar, podem ter a sua maior repercussão", ressalta.

Hábitos saudáveis
Lobbe Neto considera que a escola não pode se isentar de responsabilidade, já que, em sua opinião, é um dos eixos prioritários para promoção de hábitos alimentares saudáveis. "Pelo menos durante o tempo em que estão na escola, nossas crianças e jovens devem estar livres da pressão e tentação de consumo de produtos inadequados ao seu desenvolvimento saudável. Eles precisam ser motivados e conscientizados a consumirem produtos mais saudáveis", acrescenta. "Uma norma federal que estabeleça diretrizes terá o papel de reforçar todos aqueles que já têm esse objetivo e servirá de estímulo aos estados e municípios que ainda não tiveram condições de cuidar desse tema", afirma o deputado. Lobbe Neto destaca que a Organização Mundial de Saúde (OMS) define que uma das melhores formas de promover a saúde é por meio da escola - o espaço social onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

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Reportagem - Adriana Resende
Edição - Renata Tôrres

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