Economia

Uso de diesel como combustível em táxi pode ser autorizado

27/09/2006 - 17:27  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7328/06, do deputado José Chaves (PTB-PE), que autoriza o uso de diesel como combustível em táxis. Segundo o deputado, a medida proporcionará maior economia para os motoristas, uma vez que o diesel é mais eficiente do que o álcool, a gasolina ou o gás natural. "Por ser econômico, é escolhido para mover a quase totalidade da frota brasileira de transporte coletivo de cargas", esclarece o autor.
José Chaves afirma que já é possível produzir motores a diesel de baixo ruído e com nível reduzido de poluentes. A regra atual (Portaria 23/94, do extinto Departamento Nacional de Combustíveis) não admite o emprego desse combustível em veículos com capacidade de carga inferior a 1 mil kg, exceto jipes.

Importação de combustível
Chaves explica que a portaria foi editada em uma época na qual o diesel era subsidiado e o Brasil tinha maior dependência em relação à importação de petróleo. "A realidade de hoje é que pouco óleo diesel ainda é importado, com baixíssimo impacto em nossos robustos saldos comerciais positivos."
O deputado afirma, portanto, que a proibição de os taxistas adotarem veículos mais econômicos não se justifica atualmente. Segundo o parlamentar, o uso do diesel em táxis vai trazer benefícios diretos aos consumidores, pela redução do custo de transporte.

Tramitação
A proposta foi apensada ao Projeto de Lei 5892/01, do deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), que está na pauta do Plenário em regime de urgência. Os projetos também aguardam votação nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Aldo destaca importância da auto-suficiência em petróleo
Emendas à MP do Biodiesel são aprovadas pelo Plenário
CCJ aprova punição para adulteração de combustíveis
Governo defende projetos para setor de transporte de carga

Reportagem - Vania Alves
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7328/2006

Íntegra da proposta