Economia

Comissão sobre economia colaborativa realiza audiência hoje

08/05/2018 - 09:20  

A Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Colaborativa promove audiência pública hoje para debater o tema. A comissão estuda formas de regulamentar modelos de negócio que levam em conta o compartilhamento, por meio de plataformas tecnológicas, de bens e serviços.

O debate foi proposto pelos deputados Herculano Passos (PMDB-SP), presidente do colegiado, e Carlos Melles (DEM-MG). O objetivo é abordar a economia colaborativa no transporte de cargas, na locação e compartilhamento de veículos.

“O alcance da economia colaborativa é muito amplo, suas fronteiras sequer são bem definidas. Nesse sentido, ouvir diversos grupos de interesse privados bem como de autoridades de regulação é essencial para a compreensão de todos os desafios relativos ao tema”, afirma Passos.

Entre as empresas pioneiras da economia colaborativa estão a Uber, que atua no serviço de transporte individual, e a Airbnb, que oferece hospedagem. A Uber não tem carros, nem a Airbnb tem hotéis, mas fazem a intermediação entre quem tem esses bens e quem precisa desses serviços.

Convidados
Foram convidados para este debate:
- o presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Paulo Miguel Jr.;
- o conselheiro consultivo do aplicativo TruckPad, Ricardo Goldani Altmann;
- o presidente-executivo da Associação Nacional de Empresas de Aluguel de Veículos e Gestão de Frotas (Anav), Paulo Saab;
- a representante da Comissão de Assuntos Jurídicos da Anav Luísa Carneiro;
- o representante do Bynd Serviços de Tecnologia Ltda Gustavo Gracitelli; e
- o gerente-geral da Shippify Brasil, Lucas Grossi.

A audiência está marcada para as 15h30, no plenário 15.

Acompanhe ao vivo pela WebCâmara

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.