Economia

Câmara rejeita proibir preço com valor decimal diferente de 0 ou 5 centavos

12/04/2018 - 19:35  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Lucas Vergilio (SD - GO)
Para o relator, deputado Lucas Vergílio, o projeto traria mais transtornos do que benefícios ao mercado de consumo

A Comissão de Defesa do Consumidor rejeitou o Projeto de Lei 7035/17, do deputado Jorginho Mello (PR-SC), que veda a fixação de preços com valor diferente de 0 ou 5 na última casa decimal. Assim, ficariam proibidos preços como R$ 100,99.

Como o texto foi rejeitado por todas as comissões de mérito, ele será arquivado.

Pela proposta, fica garantido o arredondamento para menor do preço com última casa decimal diferente de 0 ou 5, inclusive em serviços ou produtos com preço final estabelecido por peso ou quantidade, como alguma fruta em uma feira.

Para o relator, deputado Lucas Vergílio (SD-GO), a proposta produziria transtornos ao mercado de consumo maiores do que os potenciais benefícios.

Vergílio falou que o pagamento por cartão de crédito e débito tem reduzido significativamente os impactos da aparente escassez de moedas metálicas de pequeno valor na comercialização de bens.

“As orientações dos órgãos e entidades de defesa do consumidor – bem como as decisões judiciais a respeito – têm assegurado que a eventual diferença de valores deve ser suportada pelo comerciante”, disse Vergílio.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7035/2017

Íntegra da proposta