Economia

Ciência e Tecnologia promove seminário sobre indústria nuclear no Rio de Janeiro

18/12/2017 - 07:52  

 A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara promove Seminário sobre a indústria nuclear nesta segunda-feira (18), em Resende (RJ). O objetivo é discutir o desenvolvimento tecnológico e econômico sustentável para o Rio de Janeiro.

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Audiência Pública. Dep. Celso Pansera (PMDB - RJ)
Pansera quer aproveitar o seminário para mobilizar especialistas e agentes políticos sobre a importância do setor

Autor do requerimento para o debate, o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ) destacou a crise política e fiscal do estado e o contingenciamento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas, inclusive a de energia nuclear. Ele quer aproveitar o seminário para que a comunidade de especialistas, agentes políticos e sociedade percebam a importância do setor e se mobilizem.

“A utilização da energia nuclear é um componente estratégico para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. A realização de pesquisas básicas e avançadas no campo da física nuclear, em suas diversas especificidades, é fator decisivo para que o Brasil domine os conhecimentos necessários para a utilização diversas aplicações, como a produção de energia elétrica, propulsão de veículos, e na área da saúde tanto para tratamentos de doenças, quanto para a realização de diagnósticos”, ressaltou.

Foram convidados para o seminário representantes da Prefeitura Municipal de Resende; da Câmara Municipal de Resende; do governo do estado do Rio de Janeiro; da Marinha do Brasil; das Indústrias Nucleares do Brasil (INB); e da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan).

O evento ocorre das 9 às 12 horas, no Espaço Z, Rua Gustavo Jardim, em Resende (RJ).

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.