Economia

Termina hoje o novo prazo para emendas parlamentares ao Orçamento para 2018

Senadores e deputados aprovaram quatro mensagens presidenciais nesta quarta-feira e liberaram a pauta para começar a analisar a proposta da Lei do Orçamento de 2018

09/11/2017 - 15:04   •   Atualizado em 09/11/2017 - 16:00

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) debate nos próximos dias as modificações feitas pelo governo na proposta orçamentária para 2018 (PLN 20/17).

Com a alteração da meta fiscal para um deficit de R$ 159 bilhões em 2018, o governo encaminhou um novo projeto. Diante dessas modificações, a CMO reabriu os prazos para as emendas individuais dos parlamentares, das comissões e das bancadas até quinta-feira (9), às 19 horas.

O presidente da comissão, senador Dário Berger, justificou a medida. “A peça orçamentária do governo, que ele encaminhou definitivamente agora nos últimos dias, modificou bastante aquela originalmente destinada”, informou.

O deputado Bohn Gass (PT-RS) protestou contra cortes em diversos programas e o aumento de gastos com a dívida pública.

“O governo elevou o pagamento de juros e encargos da dívida para 2018. Quando é para pagar banqueiro, rentista; quando é para pagar encargo da dívida, juros, rentistas, banqueiros; aí não tem meta fiscal, não tem problema fiscal. Mas quando um professor reivindica manter uma universidade aberta, quando um agricultor reivindica um recurso para poder produzir alimento, ou quando alguém que não tem teto vai pedir uma moradia, aí o governo não pode ajudar porque tem de cuidar da meta fiscal”, criticou.

A CMO aprovou nesta quarta-feira (8) quatro mensagens presidenciais abrindo R$ 417 milhões em créditos para pagamentos de encargos financeiros e dotações para diversos ministérios.

Da Redação - GM
Com informações da Rádio Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLN 20/2017

Íntegra da proposta