Economia

Finanças aprova projeto que regulamenta comercialização de créditos de carbono

20/10/2017 - 14:27  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Comissão Mista sobre MP 775/17, que obriga o registro dos bens constituídos em todas as operações realizadas no mercado financeiro (bancário, interbancário e acionário), independente da natureza do negócio. Dep. Edmar Arruda (PSD - PR)
O relator, Edmar Arruda: projeto não implica subsídios nem incentivos ficais 

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2027/07, que garante a exclusividade para a comercialização de créditos de carbono a empreendedores com projetos vinculados aos programas governamentais de incentivo ao uso de energia elétrica gerada por fontes alternativas.

A proposta, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), também autoriza as entidades financiadoras desses  empreendimentos a receber esses créditos como garantia das operações contratadas.

Pelo texto, a exploração de energia limpa poderá ser feita por pequenas centrais hidrelétricas, centrais eólicas e as que utilizam biomassa.

Impacto financeiro
Favorável à medida, o relator, deputado Edmar Arruda (PSD-PR), disse que o projeto não tem impacto financeiro e orçamentário. “O texto apenas permite a comercialização dos créditos de carbono, e não equivale a subsídio e nem a incentivos ou benefícios de natureza tributária”, disse.

Arruda observou que o comércio de créditos de carbono ainda pode ser ampliado no País. Ele lembrou que o Brasil já tem acordos com organismos internacionais, o que permite receber e desenvolver iniciativas sustentáveis por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

“O projeto tem relevância no contexto de racionamento de energia ao favorecer a energia renovável, corroborando para ganhos financeiros e promovendo qualidade de vida”, afirmou o relator.

Tramitação
O projeto ainda será apreciado de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 

Reportagem: Emanuelle Brasil
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2027/2007

Íntegra da proposta