Economia

Comissão rejeita obrigação de a Aneel fixar metas para implantação de rede subterrânea de energia

18/01/2017 - 13:29  

dep caetano 08/11/2015
Caetano recomendou a rejeição do projeto: não se demonstra a viabilidade econômica da medida proposta

A Comissão de Desenvolvimento Urbano rejeitou o Projeto de Lei 6743/13, que obriga a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a estabelecer metas de implantação de sistemas subterrâneos de distribuição de energia elétrica a serem cumpridas pelas empresas concessionárias.

A proposta modifica a lei que institui a Aneel (Lei 9.427/96). O objetivo do autor, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), é dar solução ao problema de acidentes nas redes de distribuição aéreas, como o contato com fios desencapados. Segundo o deputado, em 2012, foram 818 acidentes, que geraram 293 mortes.

O parecer do relator, deputado Caetano (PT-BA), foi contrário à matéria. Ele reconhece que “os índices de acidentes em redes de transmissão no Brasil são alarmantes e inaceitáveis”. Porém, segundo ele, não foi demonstrada a viabilidade econômica da medida proposta. Além disso, haveria vício de iniciativa, já que a Constituição Federal estabelece competência privativa ao Presidente da República para dispor sobre a organização e o funcionamento da administração federal.

Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada agora pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta