Economia

Proposta cria Zona de Processamento de Exportação no Porto do Açu (RJ)

02/08/2016 - 12:56  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Reunião de instalação das comissões mistas sobre as medidas provisórias 724/16, que altera a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, para dispor sobre a extensão dos prazos para inscrição no Cadastro Ambiental Rural e para adesão ao Programa de Regularização Ambiental; e 726/16, que dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, extingue o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para recriá-lo, em moldes diferenciados, no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Dep. Julio Lopes (PP-RJ)
Júlio Lopes: ZPE pode atrair indústrias, pelas facilidades logísticas, além de acarretar oportunidades empresariais

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3978/15, do deputado Júlio Lopes (PP-RJ), que autoriza a criação da Zona de Processamento de Exportação do Porto do Açu (ZPE) no município São João da Barra, no Rio de Janeiro.

As Zonas de Processamento de Exportação têm regime tributário diferenciado para as empresas nele localizada, com a previsão de suspensão de impostos, liberdade cambial, entre outros.

Júlio Lopes argumenta que a criação de uma ZPE no Porto do Açu vai dinamizar a economia local. “Contribui de forma expressiva para a dinamização da região ao atrair uma série de indústrias, pelas facilidades logísticas, além de acarretar oportunidades empresariais, pela formação de uma cadeia de empresas voltadas ao fornecimento às indústrias que se encontram instaladas nessas Zonas”, afirmou.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.