Economia

Comissão da MP sobre capital de empresas aéreas aprova plano de trabalho

04/05/2016 - 20:39  

A comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 714/16 aprovou nesta quarta-feira (4) seu plano de trabalho. A MP eleva, de 20% para 49%, o limite para a participação estrangeira no capital com direito a voto das companhias aéreas brasileiras; e extingue o Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero).

O relator da comissão, deputado Zé Geraldo (PT-PA), informou que serão realizadas duas audiências públicas ainda neste mês (nos dias 10 e 17 de maio). A primeira reunião ouvirá representantes do Poder Executivo. Na segunda data, serão ouvidas entidades representativas das empresas aéreas. Ambas as audiências estão marcadas para as 14h30, em plenário a definir.

A medida
A MP altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86), que limitava a participação dos estrangeiros a 20% do capital votante da empresa. O código também restringia a direção das companhias a brasileiros. Essa exigência foi revogada pela medida provisória, abrindo espaço para a presença de administradores de outras nacionalidades.

Já o Ataero, extinto pela MP, foi criado pela Lei 7.920/89. Os recursos arrecadados são enviados para o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), que financia o setor de aviação civil e a infraestrutura aeroportuária.

Saiba mais sobre a tramitação de MPs

Reportagem – Clara Sasse
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 714/2016

Íntegra da proposta