Economia

CPI do Carf aprova requerimento de convocação de presidente do Conselho

Foram aprovados outros oito requerimentos para ouvir pessoas ligadas à investigação de denúncias de fraudes no órgão

10/03/2016 - 11:33   •   Atualizado em 10/03/2016 - 11:36

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga denúncias de fraude na atuação do Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf) aprovou há pouco, por acordo entre os deputados, nove requerimentos.

Serão convidados para depor o delegado da Polícia Federal Marlon Cajado, responsável pela Operação Zelotes, que investiga a manipulação de julgamentos do Carf; e o procurador da República na operação, Frederico Paiva. Já o atual presidente do conselho, Carlos Alberto Freitas Barreto, foi convocado pelos deputados. Apenas a convocação obriga a vinda à CPI.

Os requerimentos são de autoria dos deputados Rubens Bueno (PPS-PR) e Carlos Sampaio (PSDB-SP). A votação por acordo foi proposta pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que sugeriu que o trabalho da CPI iniciasse com a oitiva das pessoas relacionadas diretamente com as investigações no conselho.

Dados
Também foram aprovados requerimentos solicitando o compartilhamento de informações apuradas pela CPI do Carf que funcionou no Senado no ano passado; pelo Ministério Público Federal, pela Polícia Federal. Os requerimentos são de autoria dos deputados Carlos Sampaio e José Carlos Aleluia (DEM-BA).

O presidente da comissão, deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), marcou reunião para a próxima terça, quando o relator, João Carlos Bacelar (PR-BA), deverá apresentar o roteiro de trabalho.

A reunião foi encerrada há pouco.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.