Economia

Projeto concede desconto na tarifa de energia para usinas de dessanilização de água

20/10/2015 - 11:08  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei (PL) 1799/15, do deputado Roberto Sales (PRB-RJ), que estende à atividade de dessalinização de água marinha os descontos especiais nas tarifas de energia elétrica aplicáveis ao consumo relacionado à atividade de irrigação e aquicultura.

Dep. Roberto Sales
Sales: Não se pode esperar que as chuvas sempre sejam abundantes

“Com isso, busca-se reduzir o dispêndio com a aquisição de energia elétrica por parte dos operadores das usinas, que é um item de custo relevante na produção da água dessalinizada”, disse Sales. “A instalação de usinas de dessalinização de águas marinhas, via de regra, consome muita energia”, completou.

O autor lembra que, no início de 2015, diversas cidades das regiões Sudeste e Centro-Oeste foram atingidas por uma crise hídrica de grande intensidade e que é preciso adotar ações para reforçar a oferta de água para assegurar o abastecimento para a população. “Estes eventos deixaram claro que não se pode esperar que as chuvas sempre sejam abundantes. Também ficou evidenciado que o colapso do abastecimento de água em uma grande cidade resultaria em caos, com consequências terríveis para a população e para a economia.”

Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1799/2015

Íntegra da proposta