Economia

Governo manipulou cerca de R$ 40 bilhões dos bancos públicos, segundo TCU

14/07/2015 - 20:30  

Como consequência direta das manobras fiscais do governo, que visaram inflar o volume de recursos contabilizados como superavit primário, os bancos públicos precisaram empregar recursos próprios no financiamento de programas como o Bolsa Família, o seguro-desemprego, a equalização da safra agrícola e o Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

Segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), houve atrasos consideráveis nos repasses para a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o pagamento desses programas governamentais. Com isso, cerca de R$ 40 bilhões dos bancos públicos foram manipulados pelo governo entre 2013 e 2014.

A audiência conjunta das comissões Mista de Orçamento; da Fiscalização Financeira e Controle; e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, desta terça-feira (14), aconteceu na expectativa do julgamento, pelo plenário do TCU, das contas do governo de 2014.

Os ministros decidiram, em 17 de junho, dar 30 dias para a presidente Dilma Rousseff explicar as irregularidades nas contas. O prazo de Dilma para enviar seus argumentos e evitar a rejeição das contas pelo TCU acaba dia 22 próximo. O tribunal deve julgar as contas do governo na primeira quinzena de agosto.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.