Economia

Ministro diz que risco de racionamento de energia está cada vez mais distante

15/04/2015 - 11:00  

Assista ao vivo

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse há pouco que a situação dos reservatórios de água brasileiros em abril já está bem mais favorável do que no início do ano. Ele participa de audiência pública na Comissão de Minas e Energia.

Segundo ele, o risco de deficit de energia hoje na região Sudeste/Centro-Oeste é de 4,9%. Em 2001, quando foi decretado racionamento de energia, esse risco era de 17,4%. “O risco de racionamento está cada vez mais distante” afirmou. No Nordeste, conforme ele, hoje o risco de racionamento é zero, sendo que, em 2001, era de 25,9%.

“Tivemos o pior janeiro da série histórica”, lembra. “Em abril, há melhoria na situação dos reservatórios, em função das chuvas e investimentos e outras ações de gestão”, complementa. “A situação está bem mais favorável do que no começo do ano”, afirmou.

De acordo com Braga, os problemas do Brasil na área não estão, todavia, resolvidos. Ele destaca que 2016 também deverá ser "desafiador", com risco de crise hídrica. “O desafio é fazer com que sistema seja mais seguro e cada vez mais barato e, para isso, uma série de medidas estão sendo tomadas”, ressaltou.

Energia solar
Entre essas medidas, ele citou o estímulo à geração de energia solar. “Em breve, deveremos lançar programa com desoneração de ICMS nos estados e desoneração de PIS/Cofins no plano federal para a energia solar”, disse.

Conforme o ministro, a despeito da falta de chuvas, a situação neste ano é melhor do que em 2001, porque houve, nos últimos anos, ampliação e diversificação da geração de energia, além da ampliação das linhas de transmissão. Braga explicou que houve ampliação da geração eólica (vento), especialmente, e a ideia agora é fazer o mesmo com a geração de energia solar. A meta do ministério para este ano é gerar 1.600 MW (megawatts) novos, incluindo todos os tipos de energia.

A audiência pública prossegue no plenário 14.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.