Economia

Governo deve anunciar aumento de biodiesel no óleo diesel

A produção e o desempenho do biodiesel foram discutidos por especialistas e parlamentares. Os dois lados ainda esperam novos aumentos na mistura de biodiesel no combustível.

27/05/2014 - 13:48  

Nesta quarta-feira, o governo deve editar uma medida provisória aumentando a mistura de biodiesel ao diesel de 5% para 6% a partir de julho, e 7% a partir de novembro. O anúncio foi feito pelo deputado Márcio Macedo (PT-SE), que coordenou, nesta terça-feira, um seminário sobre o programa do biodiesel na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. O biodiesel brasileiro é obtido principalmente pelo processamento do óleo de soja.

O presidente da Diretoria Executiva da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Odacir Klein, afirma que um dos fatores que pesou na decisão foi o fato de que hoje o diesel está mais caro do que o biodiesel. Até então, a resistência em relação ao aumento da mistura era o medo de que ela pudesse elevar a inflação.

Novos índices
No seminário, a Ubrabio defendeu mais rapidez no aumento da mistura para que ela chegue a 20% pelo menos nas regiões metropolitanas. O setor hoje, segundo a entidade, tem muita capacidade ociosa e a falta de uma perspectiva de longo prazo inibe os investimentos.

Klein, porém, acredita que o momento é de assegurar as conquistas. "As entidades continuarão pleiteando. Agora, se nós das entidades misturarmos um avanço com o pedido de 20% e procurarmos explicação porque isso não ocorreu ainda, no meu entendimento nós estaremos dando um tiro no pé."

Macedo explica a importância da medida provisória com os novos índices.

O deputado Márcio Macedo defende a mistura de 10% para 2020. "O setor teve um boom em 2008/2010 e depois teve uma queda que tem consequências na cadeia produtiva do biodiesel e no processo de diminuição dos gases de efeito estufa, que são as metas brasileiras voluntárias para serem cumpridas”, lembra o parlamentar.

“Essa retomada é muito importante do ponto de vista ambiental e do ponto de vista econômico para o Brasil. Eu espero que essa retomada possa seguir a velocidade necessária para que a gente possa chegar em 2020 com B10 [diesel com 10% de biodiesel]."

Óleo de cozinha
O setor afirma que o biodiesel reduz a poluição do ar em 70% e oferece um destino para a reciclagem de materiais. Segundo Odacir Klein, o sebo bovino é 20% do processo e o óleo de fritura, 1%.

Os participantes do seminário foram unânimes em defender uma política nacional de educação e incentivos para a coleta do óleo de cozinha usado. Segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rossano Gambetta, cada litro de óleo de fritura contamina 25 mil litros de água.

Em Brasília, a Embrapa e a Caesb, que é a companhia de saneamento local, estão trabalhando na implantação de uma usina de biodiesel vinculada às estações de tratamento de água.

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.