Economia

Seminário discute aproveitamento de pequenas centrais hidrelétricas

23/04/2014 - 08:48  

A Frente Parlamentar Mista em Defesa das Pequenas Centrais Hidrelétricas e Microgeração promove hoje seminário para debater medidas para o aproveitamento dos potenciais hidrelétricos de baixo impacto ambiental.

Criada no ano passado, a frente parlamentar aponta que as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) enfrentam a morosidade do processo de licenciamento ambiental e da aprovação dos projetos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Cerca de 1.500 projetos básicos de PHCs estão em análise na agência, alguns desde 2001.

O presidente da Associação Brasileira de Fomento às PCHs, Ivo Pugnaloni, afirma que, neste momento de risco crescente de racionamento de energia, o segmento poderia contribuir com 7 mil megawatts se os projetos fossem aprovados pela Aneel.

Outros 2,5 mil megawatts, de PCHs já prontas, poderiam ser acrescentados ao sistema se essa energia fosse vendida nos leilões de energia a um preço viável, diz Pugnaloni. É considerada pequena central hidrelétrica toda usina de pequeno porte com capacidade instalada de até 30 megawatts e com reservartório de até 3 km².

A frente parlamentar é coordenada pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC) e formada por 163 deputados e 22 senadores. O seminário ocorrerá no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, a partir das 9 horas. Confira a programação completa.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.