Economia

Comissão debate crise no sistema elétrico e consequências para o desenvolvimento

02/04/2014 - 09:14  

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove audiência pública hoje para debater a crise no sistema elétrico brasileiro e suas consequências para o desenvolvimento do País.

O evento foi solicitado pelos deputados Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Geraldo Thadeu (PSD-MG). Eles ressaltam que, ao longo dos últimos anos, uma sequência de apagões afetou o fornecimento de energia elétrica para diversas regiões do Brasil e colocou em cheque a confiabilidade do sistema elétrico nacional.

Os parlamentares citam reportagem veiculada pela Folhapress, no dia 27 de fevereiro, na qual a presidente Dilma Rousseff afastou o risco de apagão, tendo afirmado não ser admissível especulação sobre racionamento de energia elétrica no País e assegurado a existência de segurança energética.

No mesmo sentido, em evento no Palácio do Planalto, no dia 3 de fevereiro, o ministro Edison Lobão afirmou que o baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas no país não representava "nenhum risco de desabastecimento", observam os deputados.

Blecaute
No entanto, no dia 4 de fevereiro, novo blecaute atingiu novamente quatro regiões do País, afetando entre cinco e seis milhões de pessoas, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), provocando transtornos e prejuízos de toda ordem às populações das regiões afetadas.

No dia 13 de fevereiro, de acordo com reportagem do jornal O Globo, o governo admitiu, pela primeira vez, o risco de apagão. Em nota divulgada durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o governo afirmou que o fornecimento de energia estaria garantido em 2014, mas admitiu pela primeira vez que, se a situação dos reservatórios piorasse nos próximos meses, existiria o risco de desabastecimento.

“Muito embora se saiba que um sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica não seja imune a falhas, causa grande preocupação a sequência de problemas apresentados pelo sistema nacional, atingindo extensas áreas do território brasileiro e prejudicando milhões de pessoas e empresas”, afirmam os deputados.

Convidados
Foram convidados para discutir o tema com os deputados da comissão:
- o professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), Ildo Sauer;
- o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires;
- o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tiomno Tolmasquim;
- o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite;
- o presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Reginaldo Medeiros; e
- o presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Franklin Moreira Gonçalves.

A audiência ocorrerá no plenário 14, a partir das 11 horas.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.