Economia

Câmara aprova crédito de 40 milhões de dólares para o Banco Central do Uruguai

17/10/2012 - 11:27  

Brizza Cavalcante
João Paulo Lima
O deputado João Paulo Lima (PT-PE) foi o relator da proposta.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje proposta que abre linha de crédito de 40 milhões de dólares (o equivalente a cerca de R$ 80 milhões) para o Banco Central do Uruguai realizar operações do Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML). A medida está prevista no Projeto de Lei 7330/10, do Poder Executivo.

A proposta segue para o Senado, pois tramita em caráter conclusivo e já havia sido aprovada pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Finanças e Tributação.

Nas operações do SML, empresas do Brasil e do Uruguai realizam transações comerciais sem o uso de uma terceira moeda, como o dólar. O importador paga o valor da compra na moeda do seu próprio país e o exportador recebe o valor convertido para a sua moeda local. Pela proposta, essa linha de crédito (conhecida como margem de contingência) será recíproca.

Margem de contingência
A margem de contingência foi criada para evitar problemas operacionais no SML, como erros nos valores transmitidos, falhas tecnológicas ou ausência de pagamento dos resultados das compensações diárias. De acordo com o PL 7330/10, o funcionamento da margem de contingência será regulado por convênios bilaterais entre os bancos centrais dos países que operam esse sistema de pagamentos.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7330/2010

Íntegra da proposta