Economia

Projeto quer discriminar valor de impostos na nota fiscal

Será que saber o quanto paga em impostos na hora da compra pode ajudar a reduzir a carga tributária?

15/08/2012 - 09:38  

A Constituição impede que o Congresso Nacional altere, por iniciativa própria, a carga tributária. Medidas para baixar ou extinguir impostos são de iniciativa exclusiva do Poder Executivo. Mas existe um projeto em tramitação na Câmara que pretende tornar explícita a carga tributária embutida nos preços, como acontece nos Estados Unidos. O Projeto de Lei 1472/07 obriga as empresas a informarem quanto de imposto está incluído no preço final do produto. Os consumidores apoiam a medida.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/1392a4ee12f.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/1392a4ee12f.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Reportagem da Rádio Câmara mostra que tributos abocanham cinco meses de trabalho no Brasil.

“Isso já existe na Europa e Estados Unidos. Quanto mais transparência melhor”, afirma o líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP).

Segundo o diretor-técnico do Sindifisco, Luiz Antônio Benedito, a forma como os tributos são cobrados disfarça o real percentual que é pago pelo consumidor. “Por exemplo, uma conta de energia elétrica que diga que o ICMS é de 2%, na verdade o ICMS embutido ali é de 33% por causa dos tributos indiretos que o consumidor paga.”

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o brasileiro paga atualmente 63 tributos. O Imposto de Renda é o que mais pesa no bolso. Em seguida, estão os tributos sobre o consumo (ICMS, PIS, Cofins, IPI, ISS), que atingem 23,24%, em média, da renda do contribuinte.

Reportagem – Tiago Ramos / TV Câmara
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1472/2007

Íntegra da proposta