Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

17/12/2009 - 15h15

Câmara inclui rio do Espírito Santo no Plano Nacional de Viação

O Plenário aprovou na quarta-feira (16) o Projeto de Lei 4866/09, da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que inclui o Rio Santa Maria da Vitória, no Espírito Santo, no Plano Nacional de Viação. A matéria deve ser votada ainda pelo Senado.

A bacia do Rio Santa Maria da Vitória fica na região central do estado e sua área é de aproximadamente 1.660 km². O rio percorre cerca de 122 km desde sua nascente até a foz. A inclusão no Plano viabiliza a construção de hidrovia.

Portos vizinhos
Segundo a deputada, o sistema viário da região metropolitana da grande Vitória está saturado, o que inviabiliza a atividade portuária e provoca o deslocamento de cargas para os portos vizinhos do Rio de Janeiro.

"O café apresenta uma perda de 30% das exportações capixabas para o Rio de Janeiro. O granito e o mármore, uma perda de 35%. Os contêineres, uma perda de 20% da sua movimentação", argumenta a autora do projeto.

Para ela, esses são fatores importantes que justificam a inclusão do Rio Santa Maria da Vitória no Plano Nacional de Viação, ensejando a construção de uma hidrovia.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'