Economia

CCJ aprova acordo de crédito entre Brasil e Alemanha

05/08/2009 - 18:55  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira o Acordo de Cooperação Financeira entre Brasil e Alemanha, assinado em 14 de maio de 2008. O relator do Projeto de Decreto Legislativo 1619/09, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), explicou que o acordo visa a desenvolver a cooperação bilateral no sentido da concessão de facilidades de crédito, a fundo perdido, por parte da Alemanha em favor do Brasil.

O acordo engloba recursos de 40 milhões de euros (o equivalente, hoje, a cerca de R$ 104 milhões), que serão distribuídos nos seguintes projetos: Manejo Florestal Sustentável na Amazônia (15 milhões de euros); Fundo para Áreas Protegidas da Amazônia (10 milhões); Cooperação Trilateral: Combate à Aids (5 milhões) e Áreas Protegidas da Amazônia 2 (10 milhões).

Flexibilidade
O texto contempla a possibilidade de uso dos recursos para o desenvolvimento de outros projetos, segundo avaliação das partes, desde que se enquadrem nas finalidades de preservação ambiental, de infraestrutura social ou de fundo de garantia de empréstimos destinados a médias empresas ou, ainda, como medidas destinadas a combater a pobreza ou melhorar a situação social das mulheres.

Tramitação
O projeto é originário da Mensagem 627/08, que foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. A proposta, que tramita em regime de urgência, ainda será analisada na Comissão de Finanças e Tributação e no Plenário da Câmara.

Notícias relacionadas:
Câmara aprova projetos que ratificam 24 acordos internacionais

Reportagem – Vania Alves
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1619/2009

Íntegra da proposta