Economia

Projeto premia empresa que incentivar doação de sangue e de medula

13/02/2009 - 11:16  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4539/08, do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que cria o selo "Empresa Solidária com a Vida", destinado a empresas que desenvolvam programa permanente de esclarecimento e incentivo a seus funcionários para a doação de sangue e de medula óssea.

A empresa que aderir ao programa poderá utilizar o selo em suas peças publicitárias e ser citada nas publicações promocionais oficiais.

Beto Albuquerque ressalta que os centros de transplante de medula precisam de doadores. Ele chama a atenção para dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) segundo os quais o Brasil tem mais de 10 mil casos de leucemia por ano. "São pacientes que precisam de transplante de medula e que podem ser salvos com um gesto de solidariedade", afirma.

Conforme a proposta, cada estado premiará anualmente cinco empresas com o título "Empresa Campeã de Solidariedade". A seleção levará em conta as ações de incentivo desenvolvidas e será feita a partir do Cadastro Nacional de Empresas Solidárias.

Como doar
Para se cadastrar como doador de medula, o interessado precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. Deve procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).

Os dados do doador são inseridos no cadastro do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O Redome reúne as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de todos que se dispõem a doar medula para o transplante.

Sempre que surge um novo paciente, os dados do Redome são cruzados com as informações dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. Os pacientes que necessitam de transplante integram o Registro Brasileiro de Receptores de Medula Óssea (Rereme).

Segundo o Inca, o transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.

A chance de alguém encontrar uma medula compatível para transplante é de uma em 100 mil. "Por isso, é importante ampliar o número de brasileiros que fazem parte do Redome", enfatiza Albuquerque.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova incentivo à doação de medula óssea
Seguridade aprova ampliação de cobertura de plano de saúde
Doador de sangue pode ficar desobrigado de informar opção sexual

Reportagem - Vania Alves
Edição - Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4539/2008

Íntegra da proposta