Economia

Comissão aprova cooperativa de produção no Supersimples

30/11/2007 - 13:55  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou no último dia 21 o Projeto de Lei Complementar 32/07, do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que autoriza a inclusão das cooperativas de produção como beneficiárias do Simples Nacional (Supersimples). Com a medida, essas cooperativas terão regime comercial e tributário diferenciado e favorecido.

O relator, deputado Albano Franco (PSDB-SE), afirmou que o projeto está de acordo com o objetivo da lei que criou o Supersimples (Lei Complementar 123/06), que é promover a inclusão social dos pequenos negócios, em benefício do crescimento da renda e do emprego formal.

Albano Franco ressaltou que as cooperativas existem para, na atividade de interesse comum, permitir um progresso econômico que seria de difícil obtenção por parte de cada um de seus associados individualmente, permitindo assim uma melhor distribuição de riquezas.

"Muitas empresas constituídas sob a ótica da economia solidária, reconhecidamente um modelo bem sucedido de inclusão social, atuam sob a forma de cooperativas, mas muitas delas de maneira informal, pelo fato de não disporem de recursos suficientes para promover sua legalização", afirma o relator.

Tramitação
O projeto segue para as comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto tramita em regime de prioridade e, como qualquer projeto de lei complementar, precisa ser votado pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Proposta simplifica tributos para autônomo de baixa renda
Câmara aprova ampliação de alcance do Supersimples
Especialistas dizem que Supersimples aumentará formalidade
Projeto permite declaração simplificada para microempresas

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 32/2007

Íntegra da proposta