Economia

Câmara aprova menos burocracia para sociedade limitada

20/09/2007 - 18:57  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 3667/04, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que flexibiliza as exigências do Código Civil (Lei 10406/02) para as sociedades limitadas. A proposta altera, entre outros aspectos, os mecanismos decisórios e as formas de constituição e extinção de empresas. Esse tipo de empresa é organizado por cotas de responsabilidade limitada, na qual todos os sócios respondem pessoalmente por seus atos.

Hauly explica que as mudanças introduzidas pelo Código com o objetivo de proteger os sócios minoritários não atingem essa finalidade e aumentam a burocracia. Segundo ele, as sociedades limitadas, normalmente empresas de porte pequeno ou médio, têm que gastar com o atendimento a exigências formais sem relevância para a proteção dos interesses dos sócios.

Desburocratização
O projeto extingue a obrigatoriedade da realização de assembléia para aprovar as contas dos administradores, que ficará a critério do contrato social da empresa. A mudança, segundo o deputado, facilita a prestação de contas pelos administradores, além de agilizar a responsabilização pelos atos praticados ao longo do exercício social. Como está na legislação em vigor, é difícil responsabilizar os administradores no caso de os sócios posteriormente descobrirem irregularidades.

A proposta também modifica os diferentes quoruns de deliberação estabelecidos no Código Civil para unificá-los em um só: o de mais da metade do capital social, salvo cláusula do contrato social que preveja quorum maior. "Ao aumentar o quorum de deliberação social para 2/3 ou 3/4, o novo Código Civil estabeleceu norma que não pode ser alterada pelo contrato social", explica o autor. "Isso acabou amparando os interesses dos sócios minoritários que tenham participação superior a 33% ou 25%, mas deixou ao completo desamparo os dos minoritários com participação inferior a esses percentuais".

O projeto altera ainda as hipóteses de extinção da sociedade. O texto reconhece o direito de o sócio minoritário pleitear em juízo a expulsão do majoritário quando esse puser em risco a sobrevivência da empresa. Quanto a esse aspecto, o autor destaca que é a primeira vez, no Direito brasileiro, que a minoria contará com esse instrumento de proteção.

Relatório
O relator da matéria na CCJ, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), apresentou parecer favorável à proposta, mas com substitutivo para corrigir falhas na técnica legislativa, sem alterar o conteúdo.

Segundo o relator, as correções no substitutivo têm como objetivo adequar a redação aos princípios da Lei Complementar 95/98 e da Lei Complementar 107/01.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, seguirá para o Senado.

Reportagem – Antonio Barros
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta