Direitos Humanos

Projeto proíbe demissão sumária de acusado de tortura

28/07/2005 - 16:40  

A Câmara vai analisar o Projeto de Lei 5637/05, do deputado Alberto Fraga (PFL-DF), que proíbe a demissão sumária de policial condenado por prática de tortura. Pela proposta, que altera a Lei 9455/97 (Lei da Tortura), o órgão público em que o policial estiver lotado deverá instaurar processo administrativo disciplinar para avaliar a permanência do servidor ou a perda do cargo.
Atualmente, condenados por crime de tortura recebem pena de reclusão que varia de dois a oito anos. Se o réu é policial, a pena é acrescida de 1/6 a 1/3 e o profissional é automaticamente demitido.

Condições de trabalho
Ao lembrar que os policiais brasileiros trabalham sob grande pressão e recebem baixos salários, Alberto Fraga afirma que o processo administrativo disciplinar é mais justo que a demissão sumária nos casos de suspeita de tortura, pois leva em conta as condições de trabalho desses agentes públicos.

Tramitação
Sujeito à análise em caráter conclusivo, o projeto será apreciado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta