Direitos Humanos

Projeto exige atualização de ícone para sinalizar acessibilidade

15/08/2018 - 15:49  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência pública para discutir o novo plano
Áureo: "símbolo que caracteriza apenas aspecto físico não consegue mais representar deficiências tão heterogêneas"

O Projeto de Lei 7750/17 torna obrigatória a atualização do símbolo de acessibilidade em placas e outras sinalizações pelo símbolo internacional de acesso desenvolvido pelas Nações Unidas (ONU) em 2015.

O novo ícone busca atender a todos os tipos de deficiência e acessibilidade em vez do símbolo internacional de acesso tradicionalmente vinculado às pessoas com mobilidade reduzida (a figura de um cadeirante em fundo azul ou negro). É considerado ainda um símbolo neutro.

O autor, deputado Áureo Ribeiro (SD-RJ) afirma que o novo símbolo é mais democrático. “Deficiência auditiva, visual ou cognitiva são imperceptíveis fisicamente, e a utilização de um símbolo que caracteriza apenas o aspecto físico da deficiência não consegue mais representar um grupo tão heterogêneo”, afirmou.

Reprodução
Direitos Humanos - deficiente - novo símbolo de acessibilidade Nações Unidas deficiências
Novo símbolo é considerado "neutro" pelas Nações Unidas

O prazo para a substituição do símbolo é de três anos a partir da sanção da lei.

Pelo projeto, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regular a substituição das atuais placas de sinalização, bem como atualizar o material de referência e de ensino que envolvam a sinalização de estacionamentos regulados.

O Poder Executivo deverá promover campanhas que levem ao conhecimento dos cidadãos a existência e o significado do Símbolo Internacional de Acessibilidade.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Defesa da Pessoa com Deficiência; e de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Alexandre Pôrto

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta