Direitos Humanos

Plenário aprova proposta que facilita pedido de divórcio de vítima de violência

27/03/2019 - 16:48   •   Atualizado em 27/03/2019 - 23:16

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite à mulher vítima de agressão doméstica propor ação de divórcio no juizado específico de violência doméstica e familiar. A matéria será enviada ao Senado.

O texto aprovado é um substitutivo da deputada Erika Kokay (PT-DF) ao Projeto de Lei 510/19, do deputado Luiz Lima (PSL-RJ). A deputada propôs algumas mudanças, como a necessidade de a vítima ser informada sobre o direito a pedir imediatamente o divórcio e a possibilidade de o juizado decidir sobre esse divórcio sem tratar da partilha de bens, que poderá ser feita posteriormente.

O deputado Luiz Lima destacou o caráter suprapartidário da negociação que uniu PSL e PT em defesa do projeto. “Nós podemos ceder, construir e ser cada vez mais eficazes para o nosso País. Este texto acelera o processo de separação, evitando que a mulher tenha de encontrar o seu agressor várias vezes”, disse o parlamentar.

Já a deputada Erika Kokay destacou o peso da violência doméstica na capacidade e autoestima feminina. “As mulheres acabam despersonalizadas”, disse.

Mais informações a seguir

Reportagem – Eduardo Piovesan e Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 510/2019

Íntegra da proposta