Direitos Humanos

Discussão sobre obrigatoriedade da guarda compartilhada será retomada hoje

28/11/2018 - 08:13  

O seminário internacional que discute a guarda compartilhada continua hoje na Câmara dos Deputados. O evento é promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Casa, Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, Secretaria da Mulher da Câmara e Procuradoria da Mulher no Senado Federal.

O evento foi proposto pelas deputadas Luizanne Lins (PT-CE), Ana Perugini (PT-SP), Elcione Barbalho (MDB-PA).

Ontem palestrantes criticaram a guarda compartilhada de filhos de pais separados no caso de abuso ou violência doméstica.

A Lei 13.058/14 prevê que a guarda compartilhada seja aplicada como regra geral mesmo se não houver acordo entre a mãe e o pai, a não ser que um dos genitores declare ao juiz que não deseja a guarda do filho. Na guarda compartilhada, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada entre a mãe e o pai.

A lei que trata da alienação parental no Brasil também foi criticada (12.318/10). A representante do Comitê Latino Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), Myllena Calasans, afirmou que a lei baseada na teoria de Richard Gardner, não possui base científica consolidada.

A discussão sobre o assunto será retomada às 9 horas, no pelnário 2.

Confira a programação

Assista ao vivo

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.